9 pontos a ter em conta para reduzir o stress na tua vida

9 pontos a ter em conta para reduzir o stress na tua vida

O stress é algo que nos desgasta, nos torna infelizes e incapazes de fazermos o que devíamos fazer, de sermos quem gostaríamos de Ser e Ter o que achamos por direito na nossa vida.

Assim, proponho-te que leias com atenção cada um destes pontos, na esperança que os possas colocar em prática.

  1. Alimenta-te bem e faz exercício

Começar todos os dias com alimentos saudáveis, água e exercícios é essencial para o sucesso do resto do teu dia.

Lembra-te que o teu corpo é o teu motor e se pretendes entrar numa viagem onde esperas que tudo corra bem, cuida do teu motor, caso contrário terás sérios problemas e dificilmente chegarás ao objectivo a que te propuseste.

Muitas pessoas quando se sentem sob stress, comem muitos alimentos processados, bebem álcool, bebidas com muito açúcar e descuram a ingestão de água e os exercícios diários que são fundamentais. Isso é um grande erro!

Presta atenção ao teu corpo. Eu entendo a tentação, mas é importante não cederes a ela.

Se fizeres o correcto, experimentarás sentimentos de alegria e prazer, e uma maior clareza mental que ocorrerá com muito mais frequência se obedeceres a esta regra número 1.

  1. Medita

30 minutos a uma hora de meditação por dia teria um grande impacto em todas as áreas de tua vida.

Toma alguns minutos ao longo do dia para prestares atenção á tua respiração - respirando fundo - inspirando pelo nariz e expirando pela boca, soltando quaisquer pensamentos ou sentimentos negativos - apenas notando-os e deixando-os ir.

Com este simples exercício, notarás o teu corpo a se desestressar no momento.

Poderás também dar um passeio consciente ao ar livre e respirar ao seu redor, ouvir música suave ou até uma visualização guiada. São pequenas coisas como estas, que irão criar uma enorme diferença em aproveitar o caminho para o teu sucesso.

  1. Cuida de ti

Este ponto é negligenciado por muitas pessoas. Cuidar de nós mesmos é fundamental, não fossemos nós o denominador comum de tudo o que nos acontece.

Lembra-te de criares recompensas para ti mesmo de vez em quando e comemorares tudo o que de positivo possas ter alcançado. Comemorar é bom e faz-nos sentir bem.

Se possível tira um dia de saúde mental, faz uma viagem de fim de semana, assiste a um espetáculo, faz um dia no spa, o que for preciso para te dedicares a ti próprio, faz isso.

Fazendo essa mudança na tua rotina, isso fará maravilhas no teu bem-estar, mas precisas de agendar estas acções, como farias se tivesses de agendar uma reunião ou uma viagem de negócios. Se é importante deve constar do teu planeamento. Não deixes as coisas ao acaso.

  1. Organiza-te e cria uma lista de pendentes

O objetivo é ter um ambiente mental e físico que seja limpo, calmo e proporcione espaço para te ajudar a seguir em frente.

Tem a casa, o escritório minimamente limpo e organizado. Isso irá ajudar-te a encontrar mais rapidamente algo que necessites e a ter um ambiente mais relaxante.

Tira um tempo para fazeres uma lista de todas as coisas que estão ainda pendentes na tua vida. Coisas que te acordam a meio da noite ou que te prendem o pensamento a meio do dia, criando-te distracções e/ou preocupações. Sejam elas ao nível pessoal como profissional.

Uma vez que as tenhas no papel e fora da tua cabeça, poderás priorizar a tua lista e a ordem com que irás lidar com cada um delas. Além de saberes o que fazer, gerenciarás melhor o teu tempo no que é efectivamente importante.

 

  1. Pratica a gratidão

Procura o bem em todas as situações, mesmo aquelas em que tu normalmente considerarias negativas.

Aceita as coisas pelo que elas são e sê grato por cada feedback, por todo o esforço investido, por todas as oportunidades dadas e até mesmo por todas as oportunidades perdidas.

Tem uma visão mais positiva dos grandes e pequenos eventos da tua vida. Verificarás que isso reduzirá tremendamente o teu stress.

  1. Cria verdadeiros objectivos

Ter verdadeiros objectivos e não meros desejos é fundamental para saberes, para onde te dirigires e o que fazer para o alcançares. Escreve-os de forma SMART (que sejam específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Limitados no Tempo).

Sentires que estás a fazer o que efectivamente é importante para ti, para a tua vida, vai criar e desenvolver em ti a motivação necessária para fazeres o que for necessário e isso reduz em muito o stress de não saberes o que fazer e porque o fazer.

Além disso ter objectivos claros, permite que seja mais fácil dizer “Não”.

Existem inúmeras distracções que nos impedem de fazer o correcto e isso origina stress.

Lembra-te da regra 80/20, ela diz que 80% da nossa produtividade vem de 20% dos nossos esforços. A chave para ser mais eficiente é focar nos 20% que nos aproximam dos nossos objetivos.

Afinal, só será difícil dizer “Não” se o “Sim” não for suficientemente forte e importante J

  1. Desenvolve um conjunto de Crenças Potenciadoras

Parte do nosso stress advém das crenças limitadoras que temos.

Construir e desenvolver crenças positivas / afirmações positivas irão ajudar-te a substituir o teu, “Eu não posso” por “Eu posso” e a superar os teus medos e dúvidas com confiança e determinação. Quando não há nada na nossa mente que nos impeça, não há nada com que nos preocupemos.

Frases como: “Eu posso, eu quero, eu consigo”; “Tudo muda, quando nós mudamos”; Se é importante, é para fazer”; “Se fosse fácil, toda a gente o faria”; “Eu sou quem escolho ser”;….

Embora pareçam bastante básicos, estas crenças fortalecedoras têm profundos efeitos na mente consciente e inconsciente e consequentemente na nossa forma de pensar, no nosso comportamento e atitude.

  1. Desenvolve uma mentalidade vencedora

Foca-te no positivo em todas as situações.

Aprenderes a olhar para os teus “fracassos”, as tuas “perdas” como “lições”, isto é, oportunidades de crescimento que te permitem evoluir como pessoa, irá permitir que mantenhas a tua vibração elevada e a energia certa para evoluíres.

Quando tens uma mentalidade de crescimento e aprendizagem, ficas menos stressado, o que permite que mais energia se concentre no que tu aprendeste e no que tu podes fazer com essas novas informações, gerando mais oportunidades.

  1. Cria uma boa networking

Lembra-te sempre que não estás sozinho neste mundo.

“Sozinhos podemos ir mais depressa, mas juntos chegaremos mais longe”

Todo o grande realizador tem uma equipe poderosa de funcionários-chave, consultores, fornecedores e ajudantes que o ajudam a gerenciar projetos e lidar com tarefas diárias.

Não há nada de errado em buscar ajuda ou permitir que outra pessoa que seja especialista em algo cuide do trabalho.

Esse será o melhor uso do teu tempo e permitirá que faças mais do trabalho que tu gostas. E não é apenas um alívio ter tarefas que podem ser feitas por outros, também é gratificante ver que outros podem estar disponíveis e se preocupam contigo e com os teus objetivos.

Rodeia-te de pessoas positivas, que queiram ser a “Causa” nas suas vidas e não “Efeito”. Pessoas que passam o seu tempo a vitimizarem-se do que poderiam ter feito e não fizeram ou que tudo o de negativo lhe aconteceu se deve unicamente a outros menos a eles não acrescentam nada ao teu crescimento.

Existe um estudo que diz que “Nós somos a média das 5 pessoas com quem mais nos relacionamos”. Pode não ser assim tão linear, mas tem muito de verdade.

 

A vida não tem de ser mal vivida! Assim como o batimento do nosso coração, ele tem altos e baixos, a nossa vida também assim é. E é isso que faz com que a vida faça todo o sentido.

Se gostamos de apreciar e querer as coisas boas qua vida nos trás, é importante reconhecermos as menos boas e fazer o necessário para as evitar / ultrapassar e seguir no caminho definido por cada um.

Celebrar os altos, ultrapassar os baixos e aprender com ambos. E assim mantermo-nos numa rota de desenvolvimento contínuo.

Fiquem bem!

Um Abraço smile

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